Como prometido os temas sugeridos que não se transformam em vídeo saem em forma escrita. E uma das dúvidas que surgiram foi a de como saber o que vestir em um casamento.

É importante lembrar que hoje em dia o dress code para ocasiões como esta andam muito menos rígidas, tanto pelo local e horário das cerimônias (diurnas, na praia ou no campo) ou até os próprios anfitriões que incentivam os convidados a ousarem em suas combinações, mas isso são apenas exceções por isso apostar no clássico ainda é o mais recomendável.

1.O convite

O Que Vestir em um Casamento Guia Para Homens convite de casamento

A primeira coisa a se fazer é interpretar o convite, entender e encontrar alguma indicação de qual será o traje exigido pelos anfitriões como “passeio completo”, “black tie”, etc… (as diferenças de cada um e o que são vou falar mais a frente), se não houver informações especificas do traje a se usar temos que fazer o trabalho de detetive, partindo para dados como local, horário e época do ano em que a cerimônia será realizada para definir assim qual traje usar.

Se não houver indicação alguma de nenhum deses aspectos o melhor a se fazer é ligar para os noivos e para saber qual será o dress code ou código de vestimenta da ocasião.

2.Trajes tradicionais para casamento

2a.Black tie, traje a rigor ou tenue de soirée masculino

Como se vestir para um casamento guia para homens black tie formal 2O supra sumo do clássico e o mais formal de todos, receitado geralmente para ocasiões noturnas, trata-se de smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, cummerbund preto aquela faixa na cintura simplificando ou colete e sapato oxford preto.

Os acessórios são um ponto importante nesse traje já que não há como fazer muitas modificações no mesmo então nem pense em “ousar” se este estiver taxado no convite, por isso abotoaduras prateadas, relógio com pulseira de couro (de preferência) ou aço e lenço branco de seda no bolso do paletó podem dar um toque pessoal na composição.

Como se vestir para um casamento guia para homens black tie opcional

Há ainda uma outra opção para o black tie, que seria essa menos formal em que você pode substituir a a gravata borboleta por uma gravata preta e lisa (de preferencia de seda) e em alguns casos o smoking pelo costume.

2c.Semi-Formal (Traje Social ou Passeio Completo)

Como se vestir para um casamento guia para homens passeio completo semi-formal traje social

Esse traje é a opção padrão para casamentos noturnos, simplesmente composto por um terno de cor escura (preto, marinho ou grafite), camisa clara (lisa ou com listras finas), gravata lisa ou com um padrão discreto, cinto social em couro, sapato oxford. Quanto aos acessórios o aposte no relógio de pulseira de couro ou aço e o lenço no bolso do paletó que pode apresentar cor ou estampa desde que sejam discretos, mas o branco ainda é uma opção mais elegante.

Nos casos em que o terno for azul marinho você pode alternar a cor dos sapato e consequentemente do cinto para o marrom.

2d.Esporte fino (Casual Noturno)

o que vestir em um casamento guia para homens esporte fino casual noturno noite 2

Este não é o mais simples de todos e muitos já estão acostumados a a ele no dia a dia, não é totalmente aberto a inovações, mas abre espaço para maiores modificações.

Sendo composto pelo blazer (que é opcional quando usado uma gravata), camisa que pode apresentar cores e estampas diversificadas mas que não sejam extravagantes, podendo usar também para pólos discretas, a combinação aceita também jeans com lavagens sóbrias ou black jeans e calças cáqui, e um sapato social que não precisa ser necessariamente o oxford, alternando para mocassim, monk strap (imagem do centro).

A gravata não é um item obrigatório então fica no gosto de cada um usar ou não. Pulseiras de couro podem ser adicionais juntamente com o relógio, cabendo a você criar uma combinação que faça jus a ocasião, o cinto de couro simples a abre a oportunidade a oportunidade para uma gama maior de cores como caramelo e cinza lembrando que se deve combinar com o mesmo tom do sapato. Lenços podem ser adicionados com um toque a mais de cor e até mesmo estampas mais ousadas.

3.Trajes para casamentos durante o dia

3a.Na cidade

Como se vestir para um casamento guia para homens passeio completo semi-formal dia diurno 2

Para eventos que acontecerão antes das 16h, o traje exigido será o semi-formal ou passeio completo (porém dependendo do estilo do evento você pode optar ou não por usar a gravata), mas para o dia fuja dos tons sóbrios, invista em um terno em tons mais claros e suaves, como cinza, bege ou areia. Caso tenha um costume marinho (como o exemplo da direita), pode usar sem medo, esse coringa vai bem a qualquer hora, já o preto deve ser evitado por ser muito sóbrio.

3b.No campo

Como se vestir para um casamento guia para homens passeio completo semi-formal dia diurno no campoAs mudanças começam de verdade por aqui, a gravata aqui não é um item obrigatório, já que o local é mais “livre”, mas se ainda sim for adepto delas, as cores mais chamativas estão liberadas. Os chapéus como o Fedora e o Panamá podem dar um toque pessoal a mais de estilo e até mesmo para se proteger do sol, mas lembre-se de tirá-lo no momento da cerimônia em sinal de respeito ;). O costume ou blazer pode ser em linho claro, um tecido leve para você conseguir aguentar o calor e para acompanhar é possível usar um sapato mais casual, mas não ao ponto de usar um tênis. O lenço em linho ou algodão bem fino ainda continua sendo uma ótima opção.

Atenção se o casamento calhar de acontecer no inverno prefira o costume ou terno de cashmere (subpêlo da cabra Hircus) ou lã, podendo ser combinado com um cardigã ou um cachecol.

3c.Na Praia

Como se vestir para um casamento guia para homens praia

Casamento na praia de Isabeli Fontana e Di Ferrero (Foto: Reprodução / Youtube - cavallaria Filmes)
Casamento na praia de Isabeli Fontana e Di Ferrero (Foto: Reprodução / Youtube – cavallaria Filmes)

Recentemente (09/08/16) o casamento de Di Ferrero e Isabeli Fontana aconteceu na praia e já não é de hoje que muitos noivos estão se tornando adeptos deste tipo de cerimônia. Neste caso o dress code é bem mais aberto, e pede algo simples. A camisa de linho ou algodão leve volta ao seu quadro de opções por se tratar de tecidos leves, mas apenas quando acompanhado de uma calça também de tecido leve, até mesmo bermudas são admitidas quando acompanhadas por um blazer para não tirar o ar de elegância do evento.

Como encher o sapato de areia está fora de cogitação, vale calçar uma sandália de couro. Nos acessórios entram cintos de cordão ou lona em tons bem claros, chapéu Panamá para proteger e algumas pulseiras com inspiração náutica, combinando com um relógio no mesmo estilo.

Inspirada na materia do blog Canal Masculino

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
Desenhista, amante da arte, YouTuber, designer gráfico, futuro estilista e acho que não estou esquecendo de nada...