Cada um tem sua própria definição de “corpo perfeito”. Ela é influenciada e muito por tendências, mudanças na cultura, e até mesmo a disponibilidade de alimentos (como em 1870 como verão mais a frente).

O site Lamily em uma pesquisa mostrou como a noção de corpo perfeito tem vindo a mudar drasticamente ao longo dos últimos 150 anos. Por exemplo, se no século XIX os homens com excesso de peso eram considerados atrativos, atualmente as mulheres preferem um homem com um corpo tonificado.

1860

como-o-corpo-perfeito-masculino-mudou-nos-ultimos-150-anos_1860
Alfred Hitchcock (1972)

Em pleno século XIX, antes de quase todo mundo ter acesso fácil a comida (o que era privilégio para os mais ricos), a obesidade representava a riqueza, estatuto social e eram perfeitamente normais e desejados os homens com uns quilos a mais, similar ao de Alfred Hitchcock na imagem acima.

1930

como-o-corpo-perfeito-masculino-mudou-nos-ultimos-150-anos_1930
Cary Grant (1932)

Nos anos 30, o ideal do corpo masculino mudou radicalmente com o aparecimento das estrelas de Hollywood. O ator Cary Grant, considerado uns dos maiores galãs do cinema americano, foi um dos impulsionadores deste novo tipo de silhueta que foi adotada durante as décadas seguintes.

1960

como-o-corpo-perfeito-masculino-mudou-nos-ultimos-150-anos-1960

Durante a década de 60 a silhueta masculina grande parte dos homens deixaram de se preocupar com a ditadura da imagem e dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Mick Jagger, que sempre foi conhecido por ter uma figura magra e esguia, foi um desses exemplos.

1980

como-o-corpo-perfeito-masculino-mudou-nos-ultimos-150-anos-1980

Arnold Schwarzenegger, conhecido por ser um aficionado do exercício físico e culturismo, é considerado o protótipo do corpo ideal nos anos 80. Tendo em conta que foi durante esta década que os ginásios ou academias se tornaram populares, não é de estranhar que os homens musculosos fossem considerados atraentes pelo sexo feminino.

1990

como-o-corpo-perfeito-masculino-mudou-nos-ultimos-150-anos-1999
Brad Pitt em “Clube da Luta” (1999)

Passados 10 anos, a silhueta masculina volta a mudar dando destaque a homens com um corpo tonificado mas sem músculos digamos mais exagerados. O físico que o ator Brad Pitt exibiu durante o filme ‘Clube de Combate’ é o exemplo de silhueta que adotada na época e de uma forma geral, permanece até aos dias de hoje.

Após os anos 80, os homens já não queria investir tempo para se tornarem fisiculturistas e que continuou até o século 21, em que a ideia é semelhante mas não igual à da década de 90, já hoje há uma certa preocupação quanto a definição dos músculos.

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
Desenhista, amante da arte, YouTuber, designer gráfico, futuro estilista e acho que não estou esquecendo de nada...